logo

QUATRO MARCOS

MP entra com ação contra policial penal acusado de vender galinhas criadas em presídio


Por Vinicius Mendes — Olhar Jurídico

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens Pixabay)

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) entrou com uma ação civil pública contra o policial penal D.G.C., acusado de praticar ato de improbidade administrativa. O suspeito teria desviado recursos públicos destinados a pagamento de diárias dos policiais penais, e também teria comercializado verduras e aves criadas no estabelecimento prisional.


Em um despacho publicado no Diário de Justiça desta quinta-feira (17) a 7ª Vara Criminal de Cuiabá declinou da competência e encaminhou o processo para a Comarca de São José dos Quatro Marcos, onde os fatos teriam ocorrido.


Por meio da ação civil pública o MP busca o ressarcimento de danos ao erário. Segundo o órgão, o policial penal teria desviado recursos públicos repassados pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública, destinados ao pagamento de diárias dos policiais penais responsáveis pela fiscalização do trabalho externo dos detentos do presídio de São José dos Quatro Marcos.


Ainda de acordo com o Ministério Público, D.G.C. também comercializava verduras e aves criadas no estabelecimento prisional, em proveito próprio e sem a devida prestação de contas. Os fatos teriam ocorrido de janeiro a outubro de 2015.


Em sua defesa o policial penal legou incompetência da 7ª Vara Criminal de Cuiabá para julgar a questão. Em sua manifestação o Ministério Público deu razão a ele, argumentando que “dos fatos narrados na peça vestibular resta claro e evidente que os atos lesivos foram praticados na Comarca de São José dos Quatro Marcos”. O juiz Bruno D’Oliveira Marques teve o mesmo entendimento.


Nos casos de improbidade administrativa, o local do dano prepondera em relação à sede do ente estatal prejudicado [...] considerando que os fatos narrados na inicial ocorreram no Município de São José dos Quatro Marcos/MT, não resta dúvida que este Juízo é incompetente para julgar o presente caso”, disse o magistrado.


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.